segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

O que é ADA Cardano Como Funciona Vale a Pena?

O ambicioso plano ADA da Cardano prevê um banco de dados descentralizado que deixa os usuários com redes paralelas e modelos mais leves, aumentando o poder computacional das aplicações descentralizadas.

O co-fundador do Ethereum (ETH) Charles Hoskinson e Jeremy Wood, outro antigo co-fundador do Ethereum, foram encarregados em 2015 de desenvolver um protocolo de terceira geração para estender a validação dos dados.

Criptocurrências e a Blockchain

A invenção que permite que as moedas criptográficas funcionem sem um coordenador central é a cadeia de bloqueio. É, portanto, uma sequência concatenada de dados que requer validação criptográfica das transações.

  • Um banco de dados armazenado publicamente e compartilhado por todos os usuários.
  • As transações são registradas na cadeia de bloqueio (blockchain) e validadas por todos os participantes da rede.
  • A cadeia de bloqueio proporciona transparência, garantindo que a mesma moeda não possa ser transferida duas vezes.

O que é ADA Cardano?

Cardano é o nome da rede de cadeias de bloqueio, o banco de dados central sem coordenador onde as transações são registradas. Ao mesmo tempo, a ADA Cardano é a moeda criptográfica ou ficha nativa da rede.

Em outras palavras, o Cardano é semelhante a outras moedas criptográficas do setor, embora não utilize a mineração clássica.

  • Sua oferta pública inicial (ICO) arrecadou US$ 79 milhões entre o final de 2015 e o início de 2017.
  •  O Token ADA da Cardano foi lançada em setembro de 2017.
  •  Ele usa uma ficha de compromisso ou prova de cooperação, onde o verificador “anexa” moedas para garantir sua honestidade.
  • Em julho de 2020, o modelo Pledge foi introduzido para aqueles que disponibilizam suas moedas, escolhendo um validador.
  • Em setembro de 2021, ela poderia lançar uma versão simples de contratos programáveis.

A promessa desta moeda criptográfica inclui a interoperabilidade com outras redes, uma grande capacidade de troca e a facilidade de troca de moedas criptográficas e aplicações dentro da rede, reduzindo os custos operacionais e o papel dos validadores.

A ADA Cardano é melhor do que seus concorrentes?

A primeira coisa a saber é que Cardano ainda está em sua infância. Os contratos atuais só permitem a criação de moedas criptográficas simples, fichas embutidas não fungíveis (NFTs), e nem uma moedas digital será melhor que o bitcoin.

A Blockchain (cadeia de bloqueio) da Cardano tem uma camada de transação e computação otimizada para futuras aplicações descentralizadas.

A linguagem de programação Haskell permite a execução de código embutido fora da blockchain.

Seu concorrente Ethereum requer o uso de JavaScript para executar fora da cadeia de bloqueio, o que dificulta a validação para os validadores.

A Fundação Cardano e as organizações por trás dos programas IOHK e Emurgo detêm 6 bilhões de moedas criptográficas ADA, equivalentes a 12 bilhões de dólares em valor.

Quando há tanto dinheiro disponível, é mais fácil incentivar, engajar e impulsionar o desenvolvimento do ecossistema.

Abaixo está uma visão geral dos projetos e parcerias Cardano que ainda estão sendo desenvolvidos pela Cardians. Vale a pena mencionar que a grande maioria deles está longe de ser viável devido às recentes restrições aos contratos de rede.

Por que a blockchain da Cardano é uma das mais eficientes?

Ao invés de optar por soluções de segunda linha como a rede de iluminação em Bitcoin ou Polygon e Optimism em Ethereum, Cardano desenvolve todos os registros de transações e validação em sua própria blockchain.

O segredo? Integração sidechains, redes paralelas capazes de processar as informações e se comunicar diretamente com contratos da Cardano de acordo com o ADA. Tudo isso é feito na mesma linguagem de programação, confiando na estabilidade dos validadores e não em oráculos externos.

 Cardano requer menos recursos para implementar aplicações descentralizadas, tornando as transações mais baratas.

 A rede está intrinsecamente pronta para a interoperabilidade com outras correntes de bloqueio.

 O poder teórico de processamento é superior ao de sua contraparte Ethereum.

veja também: O que é axie infinity como funciona?

Quais são as perspectivas para a ADA Cardano nos próximos anos?

Como mencionado acima, o Cardano é um sistema com grande potencial, com várias parcerias e um ecossistema muito bem organizado. Entretanto, esta primeira versão de contratos capazes não lhe permite entrar no mercado de finanças descentralizadas (DeFi).

A moeda criptográfica ADA da Cardano é a terceira em capitalização de mercado, ficando atrás apenas do Bitcoin e Ethereum, que estão em primeiro lugar. Depois de 20 vezes seu valor nos últimos365 dias, assim mesmo ainda está sendo negociado com um  bom desconto de 82% para o Ethereum.

O ADA da Cardano pode chegar a $40?

Sim, se Cardano atingir $40 dentro de um ano, aumentando 315% de $12,10 em outubro de 2021, seu valor de mercado seria de $300 bilhões. Isto ainda estaria abaixo do nível de 407 bilhões de dólares que o Ethereum atingiu recentemente.

 Ao contrário do líder do segmento, a Cardano já saiu com o Prova de Participação e várias camadas para aumentar sua capacidade de processamento, enquanto a Ethereum planeja introduzir tais mudanças na próxima versão 2.0.

O ADA da Cardano pode atingir o limite de 110 dólares?

Recomendamos verificar o ‘Showcase’ no site oficial da Cardano, que fornece uma visão geral imediata dos projetos de desenvolvimento atuais da rede.

A competição no segmento descentralizado é enorme e inclui grandes jogadores como Solana (SOL), Polkadot (DOT) e Polygon (MATIC).

Portanto, aconselhamos que você seja cauteloso antes de investir, que esteja ciente das armadilhas e, acima de tudo, que construa um portfólio diversificado.

Vamos ser claros desde o início: Qual é a força da ADA Cardano?

Possui uma equipe experiente, uma rede extremamente poderosa projetada para se conectar com outras redes de cadeias de bloqueio, e um grande ecossistema em desenvolvimento para aplicações descentralizadas.

Sem dúvida, a ADA Cardano é uma promissora moeda criptográfica, mas uma análise mais descritiva é proposta para projetar a alocação ideal com base no nível de risco apropriado para cada investidor.

Abra sua conta na Binance e faça investimentos consciente em moedas criptográficas.

O post O que é ADA Cardano Como Funciona Vale a Pena? apareceu primeiro em Portal Trader.



from Portal Trader https://ift.tt/32Do5a2
via Portal Trader

O que é axie infinity como funciona?

Axie Infinity é um jogo que utiliza a tecnologia de banco de dados de moedas criptográficas distribuídas. Ela permite que você ganhe dinheiro enquanto se diverte, o que fez com que sua popularidade crescesse exponencialmente.

A principal moeda digital Axis Infinity (AXS) existe desde meados de 2018, mas somente desde 2021, quando seu preço e custo de mercado ultrapassou US$ 2 bilhões.

O que é o jogo Axie Infinity?

Axie Infinity é um jogo online desenvolvido pela Startup Sky Mavis e inspirado no famoso Pokémon. Seu gênero é o RPG (role-playing game), no qual os participantes têm a oportunidade de lutar, coletar e criar criaturas digitais, pequenos monstros chamados Axies.

Devido ao alto pagamento, especialmente nos primeiros meses, o salário médio dos jogadores da Axis Infinity excede o salário mínimo em alguns países.

As Cryptocurrencies Smooth Love Potions (SLP) e Axie Infinity Shard (AXS) podem ser comercializadas e vendidas no mercado de bitcoin.

 Em agosto, foi observado que a organização havia mandatado que esses valores fossem mantidos a um mínimo, e em outubro, o número mínimo de pontos foi aumentado para que o jogador pudesse participar das recompensas. Em qualquer caso, o jogo é tão lucrativo que foram feitos kits de especialistas para competir.

 O que são axies?

Em Axie Infinity, os jogadores inventam e combatem animais de estimação virtuais chamados de Axies.

Basicamente, os pequenos monstrinhos Axies são um Token NFT, ou não-fungível, portanto cada um é único e tem seu próprio custo.

 Projetados como  no jogo Pokémon, os Axies são as criaturas que são obtidas, evoluídas e se multiplica.

 Para escolher uma dessas criaturas, você deve prestar atenção aos atributos da figura:

  • Há quatro atributos: Vida, Velocidade, Habilidade e Moral.
  • Existem 9 classes: Água, Plantas, Animais e outras.

 Para complicar as coisas, há vantagens e desvantagens de uma classe sobre a outra em combate.

Além destas especificações, cada Axie pode ter até 6 partes diferentes da carroceria. Esta mudança torna todas estas criaturas exclusivas, o que reforça ainda mais sua classificação como NFTs.

Estas criaturas estão disponíveis apenas na forma virtual, portanto, é preciso ter uma carteira compatível para brincar.

O que são “modo aventura” e “modo arena”?

O modo aventura e o modo arena são dois modos de jogo:

  • Aventura: jogado sozinho; adequado para iniciantes; você pode criar suas próprias criaturas e fazê-las coletar EXP.
  • Arena: modo multijogador no qual os vencedores das batalhas recebem recompensas SLP com base em seu nível de habilidade.

Cada batalha em modo aventura ou de arena custa 1 energia. Você pode continuar o jogo se tiver perdido toda sua energia. Entretanto, você não receberá nenhum ponto de experiência no modo aventural ou SLP no modo arena.

Como jogar Axie Infinity?

 1. Instale uma carteira de moeda criptográfica: A mais comumente utilizada é a MetaMask, que está disponível tanto como uma extensão do navegador quanto como um aplicativo para smartphone.

 Basta clicar em “Criar uma carteira” e seguir os protocolos digitais de estabilidade: escolha uma senha forte e escreva as 12 senhas de segurança e guarde em um lugar seguro e não as percas.

2. Conecte sua carteira ao Axie Infinity: registre-se no site Axie Infinity Marketplace; selecione a opção “Conectar com MetaMask” e siga as instruções para sua carteira.

3. Obtenha uma conta Axie Infinity: Insira seu nome de cliente (apelido) e um endereço de e-mail válido que você precisará para receber seu código de confirmação de registro.

4. Instalar a extensão Ronin-Wallet: esta foi disponibilizada pela equipe de desenvolvimento do jogo; ela utiliza a rede Ronin e assim evita os altos custos de transação do Ethereum; por enquanto, ela funciona apenas como uma extensão para os navegadores Chrome.

5) Crie sua conta Ronin: Clique no botão “Get Started”; depois selecione “I’m new, let’s set up” na página inicial; como na MetaMask, você deve criar uma senha e anotar as chaves (sementes); não armazene estes dados em fichas digitais, guarde em um local seguro.

6. Associe sua conta Ronin ao Axie: volte à página Axie Infinity e selecione a opção “Associate Ronin account” em sua área pessoal; depois clique em “Confirmar”.

 Agora você pode começar a jogar, mas precisa de 3 “Axies” virtuais para começar sua corrida.

Como posso começa com os Axies?

Para negociar com os Axies, você precisa de moedas Ethereum (ETH) em sua carteira MetaMask. Saiba como comercializar o Ethereum:

 Uma vez criada sua carteira MetaMask e conectada ao Axie Infinity como descrito acima, siga estas regras:

 1. Transfira as moedas ETH de sua carteira MetaMask para sua carteira Ronin.

 2. Vá para marketplace.axieinfinity.com/login e faça o login em sua carteira.

 3. Vá para a página inicial do mercado e selecione os axies que você deseja.

 4. Você pode comercializar um Axie adulto ou um ovo, onde o Axie adulto já tem as características certas.

 5. uma vez selecionado um Axie e confirmado o pagamento na carteira do Ronin, esse NFT se torna sua propriedade.

 As criaturas mais baratas do jogo custaram US$ 120 em novembro de 2021. Portanto, o investimento inicial para 3 Axies é de quase US$ 2.000.

Como são as batalhas em Axie Infinity?

O jogo utiliza um sistema de combate por turnos, no qual os jogadores se revezam para lutar uns contra os outros. Para este fim, cada adversário tem cartas especiais que funcionam da mesma forma em batalhas de aventura e em modo arena.

 O objetivo do jogo é eliminar os inimigos do outro lado da tela.

 1. Antes de ditar seus movimentos, prepare suas táticas observando as habilidades de seu oponente.

 2. Na parte superior da tela, você pode ver a ordem dos axies que se movem primeiro.

 3. Cada cartão requer uma quantidade diferente de energia.

 4. Não desperdice energia em batalhas inúteis, porque você pode precisar dela na próxima batalha.

Além dos Axies, os monstros virtuais, Axie Infinity tem 2 ativos criptográficos registrados no padrão ERC-20 da rede Ethereum. Portanto, eles podem ser comercializados fora do mercado de jogos.

 Moedas da Poção do Amor Suave (SLP)

 As recompensas do jogo são obtidas completando tarefas simples, jogando em modo de travessia ou lutando na arena.

 Esta é uma das maneiras mais fáceis de ganhar dinheiro enquanto se joga Axie Infinity.

 Os jogadores têm a opção de trocar os SLPs para obter mais eixos.

 Quando você aumenta o Axie, você aumenta sua participação nos SLPs elementares para a próxima promoção.

 Ficha Axie Infinity Shard (AXS)

 Axie Infinity administra as moedas criptográficas, o que significa que ele lhe dá um voto nas eleições do jogo.

 Pode ser usado para apostar no jogo, o que aumentará seus ganhos.

 Sua aposta ou depósito lhe dá direito a uma parte do “pool público”.

É possível fazer dinheiro com Axie Infinity?

É claro que sim. Você pode ganhar dinheiro com moedas criptográficas, mesmo no jogo Axie Infinity. Há vários modos neste jogo:

 – Fazendo e criando axies.

 – Vendendo Axies.

 – Batalhas e missões vencedoras.

 – Interaja, defenda e especule com o preço da terra.

 – Coleta e revenda de pequenas poções de amor (SLP).

Axie Infinity está engajada em um desenvolvimento conhecido como “jogo de sucesso”. Cada vez mais jogadores estão interessados neste sistema. Portanto, a tendência é que este mercado continue a crescer.

 Abra sua conta na Binance e entre no mundo dos jogos NFT e moedas criptográficas.

O post O que é axie infinity como funciona? apareceu primeiro em Portal Trader.



from Portal Trader https://ift.tt/3FxQWLf
via Portal Trader

domingo, 26 de dezembro de 2021

O que é um Token e como ele está relacionado com as moedas Digitais?

Nos últimos anos, o bitcoin (BTC) era conhecido como moedas dos nerds e recentemente passo para  o meio popular e é encontrado em carteiras dos investidores institucionais. Portanto, os conceitos de Tokens e moedas criptográficas ainda não desapareceram da corrente econômica. No entanto, estas novas tecnologias ainda causam alguma confusão.

O que é um Token?

Token significa ficha ou símbolo. Em tecnologia, o nome se refere a um dispositivo eletrônico/sistema de geração de senhas comumente usado pelos bancos.

No mundo da moeda criptográfica, o termo é definido de forma diferente. Em resumo, é uma representação digital de um ativo, dinheiro, propriedade e investimento. Blockchain é o nome de uma tecnologia de razão compartilhada (DLT), que surgiu no final de 2008 com o Bitcoin (BTC). Em resumo, é um livro razão gigante que registra as transações entre indivíduos (peer-to-peer, P2P) sem um intermediário.

As moedas que surgiram da blockchain, como BTC e Ethereum (ETH), também podem ser consideradas Tokens.

Tipos de Tokens

Novos tipos de tokens estão constantemente aparecendo no mercado, com diferentes designs e propostas, sabores e nomes. No entanto, elas geralmente se enquadram em 4 categorias principais.

Payment Tokens

As moedas de pagamento são utilizadas para a transferência de capital e atuam como dinheiro eletrônico. Esta categoria inclui Bitcoin, Ethereum e a maioria das mais de 15.000 moedas criptográficas existentes no mercado.

Utility tokens

Os tokens de utilidade oferecem um benefício, como um desconto em um determinado produto ou acesso a um serviço único. Um exemplo são as fichas dos torcedores, os ativos digitais dos clubes de futebol. Alguns clubes dão aos titulares o direito de participar de pesquisas, escolher um slogan para ser brasonado nos equipamentos do estádio, participar de eventos promocionais ou ter acesso exclusivo a uma academia.

Non-fungible tokens – Tokens não fungíveis (NFT)

Os tokens não-fungíveis (NFTs) são fichas que representam algo único. Eles podem “espelhar” obras de arte, canções, capas de revistas históricas e até tweets. Quando você comercializa NFTs, você está efetivamente comprando um código de computador que contém um registro do objeto.

Security tokens

Os chips de estabilidade representam qualquer ativo, tal como uma ação, que seja negociado em uma bolsa. Por estarem “ligados” a produtos regulamentados, devem cumprir as regras de supervisão do mercado de capitais.

Deve-se observar que um sinal pode ser considerado como um problema sob este regime. Nesta situação, ela deve ser controlada pelos reguladores.

Para determinar se um ativo digital se enquadra nesta categoria, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC), o equivalente da CVM nos EUA, realiza um teste chamado teste Howey.

Sob este teste, ambas as agências reguladoras submetem o ativo a cinco limites para determinar se sua oferta se enquadra em sua jurisdição. Se assim for, o custo é estimado e é introduzida uma característica de estabilidade.

A diferença entre os tokens e as moedas criptográficas

o que e token como funciona

Qualquer moeda criptográfica é um símbolo, mas nem todo símbolo é uma moeda criptográfica. O BTC pode ser um símbolo da rede Bitcoin, enquanto o ETH pode ser um símbolo da blockchain Ethereum.

Tecnicamente, Bitcoin e Ethereum se enquadram nesta categoria. Assim, ambos os criptoassets poderiam ser fichas de pagamento, pois são usados para transferência de capital e atuam como dinheiro eletrônico.

No entanto, a definição de fichas e moedas criptográficas não é uniforme. O termo token agora só é usado no mercado para se referir a ativos digitais, além de Bitcoin e Ethereum, que são feitos na blockchain de outras moedas criptográficas”.

Sob esta convenção, BTC e ETH seriam referidas como as moedas criptográficas originais, e as fichas poderiam ser apenas moedas criadas em blockchain existentes, como a rede Ethereum, Binance smartchain (BSC) e Cardano (ADA). Dois exemplos de token criadas em sistemas externos são Shiba Inu (SHIB) e Axie Infinity (AXS).

Quanto vale um Token?

O preço de um token depende de seu lastro. Aqui estão alguns exemplos:

Para moedas estáveis emparelhadas em moeda fiat, uma unidade é igual a uma unidade da moeda correspondente, seja ela dólar, real, euro, etc.

O USD Coin Centre (USDC), um pool criado pela Circle and Coinbase, está atrelado ao dólar. Como resultado, um USDC custa $1. Cada ativo emitido pela organização tem o mesmo preço em moeda fiat. Outro exemplo é o Tether (USDT), que também tem um valor unitário de $1. Vale notar, no entanto, que a empresa por trás da USDT foi acusada pela Comissão de Comércio de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC) de mentir sobre suas reservas em dólares.

Se o token estiver respaldada por ativos como aluguéis, um simples cálculo matemático é tudo o que é necessário para determinar seu custo. Se um contrato vale $5 milhões e é alocado em 5 milhões de unidades, cada unidade vale $1. Se ao invés de US$ 5 milhões, apenas 10 tpkens fossem gastas no mesmo contrato de arrendamento, cada ficha custaria US$ 500.000.

O preço dos Tokens também varia de acordo com as condições do mercado. Na prática, ela funciona como uma ação negociada publicamente. Quando alguém compra a moeda criptográfica Cardano (ADA), a rede do plano (que pode ser interpretada como lastro) cresce de forma exemplar,

A medida que mais interesse e investimento são atraídos, o preço da moeda aumenta, ou do contrario também quanto menos interesse menos investimento menor o preço.

No caso do Bitcoin, o lastro é blockchain da moeda criptográfica, que tem enorme poder de computação e nunca foi invadida. O Ethereum está ligado à tecnologia para criar contratos capazes. Os contratos habilitados são códigos de programação que se executam de acordo com regras pré-definidas, sem a intervenção de um intermediário.

Como funciona?

A gestão de fichas depende do projeto e da categoria do ativo. No entanto, geralmente são “executados” em uma blockchain. Eles também são baseados em contratos fortes.

Os tokens de pagamento são usados como meio de pagamento. Os Tokens de utilidade, por outro lado, dão acesso a serviços  de exclusividade, como cupons, direitos de voto entre outros benefícios.

Os Tokens (NFT), por outro lado, representam algo exclusivo, ou seja, são objetos virtuais únicos e colecionáveis. Finalmente, as fichas de estabilidade são semelhantes a títulos, como ativos, e lhe dão direito a benefícios.

Como ele é criado?

A construção depende do tipo de ativo e da organização por trás do projeto.

“Uma empresa proprietária de um edifício aluga a fachada do edifício a um concessionário por 10 anos. Esta é a virtude do contrato acordado. Como também é um empréstimo, a empresa que necessita de liquidez geralmente recorre ao banco para um adiantamento. O banco pede uma garantia, paga juros e assim por diante”.

O que é viável é dar este arrendamento e estes empréstimos a tokens de bloqueio”. Isto significa basicamente que os direitos de locação que pertenciam à empresa são transferidos para os tokens. Todas as regras são acordadas em um contrato.

Após o acordo entre as peças, as fichas são emitidas em quantidades fracionárias pela blockchain. Cada transação financeira é programada com juros e resgates e contratos que podem ser usados para programar as regras. Eventualmente, começa a comercialização e distribuição de ativos.

É um comércio semelhante ao dos corretores de moedas digitais. Uma pessoa se registra na plataforma que vende o ativo e faz uma compra, assim como a compra de Bitcoin ou Ethereum. A diferença é que, com a tokenização, você começa com a primeira oferta e depois abre a oferta secundária. O mecanismo é muito semelhante a uma oferta pública inicial (IPO).

No mundo de moedas criptográficas, a oferta pública inicial é chamada de ICO, abreviação de Initial Coin Offering. Em português, o termo se traduz como a oferta inicial de moedas digitais ou ativos virtuais. Na prática, o mecanismo é baseado no lançamento de novas moedas criptográficas ou projetos baseados em blockchain.

Para algumas correntes da blockchain, é possível criar tokens. A primeira, maior e mais difundida é a rede Ethereum. A maioria dos tokens criada ali segue o padrão ERC-20, que é um conjunto de padrões de programação que os desenvolvedores devem seguir. Embora a blockchain desenvolvida pela Vitalik Buterin seja a líder de mercado, ela ainda sofre de transações excessivas, lentidão e taxas elevadas.

Os tokens são comercializados nas redes como a Binance Smart Chain (BSC), que é operada pela corretora Binance, sendo a maior do mundo em termos de volume comercial. É uma rede mais barata do que a Ethereum, mas mais centralizada. Outras correntes de bloqueio conhecidas incluem Cardano, Solana, Tezos e o Hathor brasileiro.

O que pode se tornar um token?

Quase tudo. Ativos tangíveis como dinheiro, bens imóveis e equipamentos, bem como ativos intangíveis como empréstimos e direitos dos artistas, podem ser tokens. Houve casos de pessoas que venderam parte de sua força de trabalho a terceiros.

Uma vez que algo é assinalado, ele é efetivamente decomposto em partes digitais. Por exemplo, um ativo no valor de 10 milhões de reais pode ser dividido em 10.000 fichas, cada uma no valor de 1.000 reais.

Ao lado do mercado financeiro, este processo é essencialmente uma securitização, exceto que é feita na blockchain, através de contratos cativos.

O que é uma ficha amadora?

As fichas de Hobby são tokens de utilidade. Os detentores têm acesso aos bens e serviços fornecidos dentro do sistema. No caso de bens de futebol, por exemplo, os clubes oferecem colaboração ao vivo, a capacidade de escolher nas pesquisas de escolha de músicas e até mesmo a capacidade de votar em frases escritas no vestiário.

Ao contrário dos tokens de pagamento são úteis apenas em um ecossistema onde são aceitos. Portanto, eles não funcionam como moeda ou títulos e não podem ser usados como meio de pagamento.

No Brasil, clubes como Flamengo, Cruzeiro, Santos e Corinthians possuem fichas de fãs. Até mesmo a equipe nacional brasileira decidiu visar este mercado, lançando os Fan Tokens brasileiros (BFT) em julho de 2021. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) arrecadou R$ 90 milhões com uma oferta inicial de 30 milhões de ativos em apenas 20 minutos.

Os tokens são seguros?

Blockchain, a tecnologia pela qual os tokens são gerados, é segura e foi validada por redes como Bitcoin e Ethereum, que atualmente armazenam milhões de dólares.

Porem,  já existem tokens DeFi (financiamento descentralizado) com contratos mal programados que deixa brechas para hackers roubem todos os ativos de usuários”.

Para evitar perder dinheiro com tokens defeituosos, os investidores devem, idealmente, avaliar cuidadosamente os fundamentos de qualquer projeto. Assim como antes de negociar ações na bolsa de valores você precisa  conhecer a história da empresa. O mesmo vale para os Tokens”.

Veja também:

O que é o Metaverso, como pode impactar a sociedade humana?

O post O que é um Token e como ele está relacionado com as moedas Digitais? apareceu primeiro em Portal Trader.



from Portal Trader https://ift.tt/3qkp86E
via Portal Trader

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

O que é NFT e como funciona?

NFT significa “non-fungible token” (token não fungível). Para entender do que se trata esta tecnologia, é importante saber o que significam os termos “token” e “fungível”.

No mundo da moeda criptográfica, tokens, tais como dinheiro, propriedade ou obras de arte, são armazenadas em uma blockchain, uma tecnologia que surgiu no final de 2008 com o BTC (bitcoin). Exemplo: Quando uma pessoa possui uma escritura para um bem, ela assume que tem direito a esse bem ou parte dele.

Segundo o Código Civil brasileiro, um bem permutável é aquele “que pode ser substituído por outros bens do mesmo tipo, qualidade e quantidade”.

Exemplo: uma nota de R$ 100 é fungível porque pode ser trocada por duas notas de R$ 50. Entretanto, a pintura “A casa amarela” do pintor holandês Vincent van Gogh não é fungível porque é exclusiva e não pode ser trocada por outra pintura semelhante.

Um NFT é, portanto, a representação de um fator único, que pode ser digital – por exemplo, um gráfico gerado por computador – ou físico, por exemplo, uma pintura. Além de obras de arte, canções, personagens de jogos, momentos esportivos únicos e memes, há também a possibilidade de se tornar um só.     

Para que serve o NFT?

Agora que você sabe o que é NFT, é mais fácil descrever por que esta tecnologia está fazendo barulho no planeta digital.

Se você tem acompanhado esta era, você terá notado que o meme Nyan Cat 2011 foi vendida por um incrível U$3 milhões em um leilão em uma plataforma de moeda criptográfica, como visto neste artigo.

O Doge meme, que retrata o cão Shiba Inu e foi até convertido em uma moeda criptográfica (Doge Coin), foi vendido por U$ 4 milhões.

E o NFT mais caro vendido até agora é a colagem Everydays: The First 5000 Days do artista digital Beeple, que foi vendido em um leilão on-line por U$69,3 milhões.

Agora você pode estar se perguntando por que alguém pagaria milhões por um documento digital que pode ser reproduzido gratuitamente na Internet.

A iniciativa tem aproximadamente o mesmo valor de uma pintura original, por exemplo, “Noite Estrelada” de Van Gogh, na parede de sua sala de estar. Pode haver muitas cópias, mas somente você possui a pintura autêntica do artista, e nada pode substituir o preço de uma obra desse tipo.

É o mesmo com o NFT: a pintura pode ser reproduzida on-line o tempo todo, mas somente você tem o documento original e o selo de autenticidade.

Assim, você entra na posse do objeto bastante rara que está se tornando cada vez mais valiosa em um mundo digitalizado e rotulado.

Outro exemplo do uso do NFT é a distribuição de filmes, como o “Zero Contact” de Anthony Hopkins, que é distribuído neste formato. Na realidade, qualquer documento ou contrato digital que envolva custos pode ser vendido no modo NFT.

Como os NFTs interagem com a Blockchain?

As transações com NFTs ocorrem através da blockchain, a mesma tecnologia usada para negociar e vender moedas criptográficas.

Em resumo, a Blockchain é um sistema coletivo e descentralizado que permite validar transações on-line sem passar por uma única organização ou instituição.

Para garantir que as NFTs sejam seguras, autênticas e indestrutíveis, a blockchain tem uma segurança criptográfica fundamentalmente intacta que é mantida e validada por um grande número de computadores conectados.

Toda vez que um NFT é vendido, a transação é armazenada no grande livro razão público da blockchain e nunca desaparece, porque quando um novo bloco é adicionado, ele permanece como parte da cadeia.

Em outras palavras, é por isso que as NFTs são tão raras e importantes, pois somente esta tecnologia pode garantir a absoluta confiança na autenticidade de um documento, assim como garante a autenticidade das moedas criptográficas.

É de se esperar que os NFTs com maior rotatividade estejam atualmente na blockchain da Ethereum (ETH), uma das moedas criptográficas de maior sucesso no mercado.

Como funciona o NFT?

Gostaria apenas de resumir o que temos observado até agora: NFT é um token não fungível que autentica um produto digital e pode ser processado por uma blockchain.

Em outras palavras, a mesma rede utilizada para a comercialização e venda de ativos fungíveis, tais como moedas criptográficas, foi criada para mover ativos digitais únicos e reprodutíveis.

A diferença entre a NFT e outras moedas criptográficas é a chamada “escassez digital verificável”, que deriva de seu tokenismo. Para a troca de ativos digitais únicos na Internet, foram desenvolvidas regras criptográficas para criar tokens que são únicas durante sua vida útil e não podem ser substituídas ou destruídas.

Um desses padrões é o ERC-721, que é usado para trocar transações criptográficas bem sucedidas na rede Ethereum. O uso deste token não-transportável faz de um documento um “item de colecionador”, já que seu valor reside precisamente em sua raridade.

O código do token contém campos como nome, assinatura, proprietário, aceitação de propriedade, transferência, metadados e outros recursos semelhantes aos de um contrato inteligente.

Tudo para garantir que o NFT seja um verdadeiro selo original digital e não pode ser modificado, duplicado ou manipulado.

Veja também: O que é o Metaverso, como pode impactar a sociedade humana?

Como o NFT é utilizado

Como vimos, o NFT tem sido usado para comercializar todos os tipos de produtos digitais com a estabilidade da tecnologia blockchain. Na verdade, o padrão para tokens infalíveis existe desde o início dos anos 2010, mas a glória só veio com o surgimento dos crypto-ativos.

Atualmente, o principal caso de uso do NFT é o crescente setor de criptografia de moedas. O mercado NFT valerá US$ 2 bilhões internacionalmente até 2022, 40 vezes mais do que em 2020.

Ao mesmo tempo, o número de carteiras ativas NFT aumentou 159% no mesmo período, para 142.000 carteiras.

O que pode ser negociado com os NFTs?

Agora que você aprender o que é um NFT, surge a questão sobre o que pode ser negociado com ele.

Os primeiros NFTs comercializados no mundo eram itens de jogos digitais, e hoje já é possível comercializar imagens, vídeos, textos, memes, fitas, etc.

A plataforma Nifty Gateway, por exemplo, vende peças de diferentes artistas digitais de um grande catálogo NFT.

Na Binance NFT, desenvolvido pelo conhecido binômio de moedas criptográficas, a maior exchange do planeta, vende trabalhos em categorias como arte, esportes, entretenimento e jogos.

 Enquanto isso, a NFT Trend é o principal mercado do país para tokens não fungíveis.

Deixe seu comentário abaixo!

O post O que é NFT e como funciona? apareceu primeiro em Portal Trader.



from Portal Trader https://ift.tt/3emkaRm
via Portal Trader

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

O que é o Metaverso, como pode impactar a sociedade humana?

A iniciativa visa estender o pleno uso de metadados para nossa vida diária no planeta físico e o que muitos estão chamando de realidade do futuro, e como esta tecnologia poderia revolucionar a forma como consumimos conteúdo de entretenimento e compramos produtos. A fusão de todo o mundo virtual e físico em tal escala pode ser muito útil, mas, como qualquer outra tecnologia, tem seus perigos.

O mundo dos metadados

Metaverso um lugar onde realidades digitais alternativas interagem com pessoas que trabalham, brincam e interagem. Poderíamos chamá-lo de Metaverso – o mundo espelho escondido atrás do véu da realidade -, a Nuvem de AR, o Magicverse, a Internet Espacial ou Mapas Vivos, mas uma coisa é certa: ele está chegando e pode ser enorme.

O termo já existe, mas os limites em sua aplicação ainda são enormes. Além de toda a propaganda de fãs do espaço Cyberpunk, a verdade pode estar mais nos dados adicionais.

Um critério realizado na ficção científica?

Em algum momento, toda nossa tecnologia foi chamada de ficção científica, portanto, esta definição é apropriada. Neal Stephenson cunhou o termo “metaverso” em seu romance Snow Crash (1992) que se referia a um mundo virtual 3D composto por avatares de pessoas reais.

Vários outros meios de ficção científica integram sistemas deste tipo, em alguns casos antes de Snow Crash. No entanto, o trabalho de Stevenson continua sendo um dos pontos de vista mais debatidos entre os fãs do metaverso, juntamente com o romance de Ernest Cline, Ready Player One 2011. O metaverso pode se tornar um substituto natural para a Internet, como a conhecemos.

Como funcionará no planeta real?

Basicamente, a conexão entre os dados que pesquisamos e compartilhamos hoje na Internet e os dados que podemos pesquisar e compartilhar em uma tela – como óculos – será adicionada à nossa perspectiva física quando interagirmos com o planeta real.

Se o pesquisarmos imediatamente no Google, podemos encontrar algumas definições. A Wikipédia a define como o espaço virtual coletivo compartilhado criado pela convergência da verdade física aumentada e o espaço virtual fisicamente persistente que compreende a soma de todos os universos virtuais, a verdade aumentada e a Internet.

O termo “Metaverso” é uma combinação do prefixo “meta” (que significa “além”) e “Universo”; o termo é comumente usado para explicar a designação de uma futura conexão à Internet que constitui em espaços virtuais 3D aplicado  e compartilhados, ligado a um mundo virtual e real percebido.

Economia e consumo

Se utilizada corretamente, a tecnologia pode proporcionar uma oportunidade para um melhor desenvolvimento do comportamento do consumidor. Imagine que quando você estiver andando pela rua e passar por uma loja, um aviso aparece na tela contendo seus dados de interesse e consumo que o item que lhe interessa está à venda naquela loja e que você pode aproveitá-lo e comprá-lo a um preço melhor.

Quando você sai para se divertir, você passa por salas de concertos, discotecas e bares e já obtém informações sobre o número de pessoas presentes e o show atual até comprar seu ingresso antes de ficar na fila. Tudo poderia ser mais barato.

O problema é se o comportamento criminoso da Internet de hoje entrar no ambiente metaverso, o que vamos fazer? Ainda não há resposta, mas imagine um monte de banners e pop-ups entrando em seu campo de visão enquanto você dirige – não é nem interessante nem seguro. A intrusão de “chapéus pretos” – hackers criminosos que fazem sugestões erradas ou dão regras erradas, resultando na perda de dados da vítima, sendo enganada ou mesmo levada a um lugar onde são roubados.

A evolução do metaverso pode ser crucial, mas a “realidade do futuro” não pode evoluir sem considerar seriamente os prováveis inconvenientes; poderia ser irresponsável.

O Facebook não é o único a criar um metaverso.

O termo entrou recentemente na moda depois que o fundador do Facebook Mark Zuckerberg (FBOK34) anunciou que a empresa seria renomeada Meta, sugerindo que a empresa está agora focada no mercado de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).

A mudança de nome vem em um momento em que o Facebook enfrenta novamente controvérsia sobre alegações de uso indevido de dados de usuários e negligência na forma como hospeda conteúdo em redes sociais.

Entretanto, a promessa da realidade virtual tem coincidido com os interesses de Zuckerberg desde pelo menos 2014, quando o Facebook adquiriu a Oculus VR, a organização responsável pelo desenvolvimento dos óculos de realidade virtual.

O termo “metaverso” não é novo, nem é a tentativa de torná-lo realidade. A primeira ideia foi o jogo Second Life, lançado em 2003 pela Linden Lab. O programa tridimensional coloca o cliente em um mundo on-line através de avatares criados pelos jogadores, prometendo uma segunda vida para aqueles que querem fugir da verdade. Embora ainda exista, o jogo não alcançou a notoriedade que se esperava e não se tornou o futuro da Internet.

Em um novo grupo de organizações voltadas para o metaverso, os gigantes da tecnologia estão se esforçando para liderar o caminho.

A Microsoft (MSFT34 ) já indicou que pretende criar uma “metaversa corporativa” que combina o mundo real e virtual. Além disso, o desenvolvedor de videogames Xbox também está passando por uma revisão de design para construir uma verdade mista, de acordo com Phil Spencer, que é o responsável pelo produto.

Epic Games, proprietário do jogo Fortnite, também tem planos avançados de realidade virtual e planeja integrar a tecnologia em jogos online.

Enquanto isso, a Snap, empresa matriz da rede social Snapchat, anunciou no final do ano que iria criar seus primeiros óculos de realidade aumentada.

A eles se unirão organizações como a Tencent, Nvidia, fabricante de fichas e a plataforma de jogos da China Roblox Corporation, bem como um mercado quente de start-ups focados em entregar novos produtos VR e AR para organizações monumentais.

A ligação entre a NFT e o metaverso

No início de 2021, a Gucci entrou no mercado NFT ao lançar seu primeiro tênis digital. Por $12, você compraria um par que custaria em torno de $850 na vida real. O problema, no entanto, é que o item nunca será utilizado, uma vez que ele só existe virtualmente.

No metaverso, comprar um item desse tipo pode fazer um pouco mais de sentido. Com avatares personalizáveis, os usuários podem virtualmente andar de bicicleta esportiva e começar a viver o estilo de vida de luxo, mesmo on-line. “Neste momento, possuir um produto NFT é apenas uma indicação de extravagância e exclusividade, mas no metaverso, quando seu avatar está realmente usando o treinador, faz ainda mais sentido”, diz Church.

Ferro vai ainda mais longe, observando que o mercado de moedas criptográficas poderia ser a base econômica deste mundo virtual. “Na economia virtual que será alimentada por moedas criptográficas, é fato que haverá empregos e profissões  digitais, podem replicar o sistema de permuta”.

Isto significa que as moedas criptográficas permitiriam que este mundo se tornasse um sistema lucrativo para marcas e consumidores, com seu próprio sistema monetário a ser comercializado no planeta real. Ele acredita que a blockchain tem um papel fundamental a desempenhar para evitar o que aconteceu no Second Life. Uma razão importante para este fracasso é que não existe um modelo de negócios para apoiar este “segundo mundo”.

A conversão é o futuro das relações sociais?

A curto prazo ao momento da decisão do Facebook de anunciar o produto, pois com os avanços feitos na vacinação contra o coronavírus e a redução maciça dos casos da doença, as pessoas começaram a procurar um contato mais pessoal e a fugir da bolha tecnológica. “Em cada projeto vemos sinais de que as pessoas estão desesperadas para se afastar da internet. O metaverso é contra isso. 

Também as limitações de hardware são uma grande barreira para a consolidação do metaverso e impedem a adoção imediata. Isto significa que, apesar dos esforços dos gigantes tecnológicos, é pouco provável que vejamos um site de realidade virtual tão sofisticado num futuro próximo. “Mark Zuckerberg tem sua perspectiva que em três a cinco anos, no entanto temos muito amadurecimento par a fazer”.

Por outro lado é o tipo de ambiente que gira dinheiro a todos, é muito mais rico e com as regras permanecem bem melhor definidas. Vai além do que podemos experimentar no ambiente natural e creio que terá inevitavelmente um impacto na sociedade a que pertencemos.

Privacidade e estabilidade no metaverso

Se as redes sociais já sabem muito sobre as preferências dos usuários, a função de coleta de informações do metaverso pode ser ainda mais rigorosa, já que a coleta de dados comportamentais pode ser exponencialmente maior. “É a capacidade única para compreender a população.

Por esta razão, pode ser perturbador saber que o Facebook pretende ser pioneiro neste novo universo. Após vários escândalos envolvendo a partilha de dados dos usuários, a empresa estava novamente em crise, acusada internamente de colocar o lucro acima da estabilidade de seus usuários.

Durante a apresentação ao vivo da empresa em Meta, Zuckerberg reiterou várias vezes que a nova empresa controladora do Facebook é tudo sobre governança. Entretanto, as mesmas promessas foram feitas em 2016 e 2018, Provavelmente o desafio da Meta definitivamente não é o Facebook.

O post O que é o Metaverso, como pode impactar a sociedade humana? apareceu primeiro em Portal Trader.



from Portal Trader https://ift.tt/32i5OPE
via Portal Trader

O que é Ethereum? Saiba Tudo!

Você já se perguntou o que é Ethereum? Você provavelmente imagina que se trata de uma moeda criptográfica descentralizada, como o bitcoin. V...